quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Adolescência e Criminalidade: medidas sócio educativas para adolescentes em conflito com a lei em Pernambuco”

         É de grande importância produzir trabalhos sociais em parceria com as medidas socioeducativas em Pernambuco relacionados aos adolescentes em conflito com a lei, principalmente quando existem propostas de lei tramitando no Congresso Nacional que pedem, por exemplo, a redução da maioridade penal. É fundamental mostrar à sociedade qual é o olhar desses jovens perante a vida e entender o contexto que os inseriu na situação de criminalidade.

De acordo com o relatório do Núcleo de Educação Social – NES, sobre os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Conflito com a lei em Pernambuco, publicado em março de 2010, apontou como causa primordial a falta de políticas públicas e programas de proteção e promoção dos direitos humanos, como também a falta de projetos eficazes para os enfrentamentos destas questões, por parte do governo federal e dos governos estaduais e municipais, esta falta contribui para a persistência e até agravamento da violência por parte de jovens que na maioria das vezes são menores de idade.

         O relatório do núcleo de educação social -NES, pretende mostrar a sociedade que os adolescentes em conflito com a lei têm constantemente seus direitos violados seja dentro da família ou pela sociedade em que vivemos.

O que podemos fazer mediante a esta e outras situações? É simplesmente manifestar os direitos a vida e a cidadania de pessoas que na maioria das vezes não contou com a participação do Estado na promoção de seus direitos básicos representados pela Educação de qualidade, Cidadania, saúde e Habitação. Percebe-se que o atendimento a adolescentes que estão cumprindo medidas sócio-educativas vem crescendo nos últimos anos, em decorrência de fatores econômicos e sociais geradores de desigualdades, que excluem parcela significativa da população, atualmente há uma violência embutida nas relações de convivência social dentro da própria família, liberada de forma agressiva em determinadas situações vividas, pela população excluída, na sua luta pela sobrevivência social e econômica,

Nessa situação, os adolescentes são os mais vulneráveis, pois, abalados os princípios éticos e morais e insuflados pela mística do consumismo, tendem a praticar atos infracionais de diversos níveis de degradação, isto faz com que estes adolescentes entrem no mundo da violência que na maioria das vezes não os permite voltar para vida em sociedade.

O outro lado desta história constitui-se pelas execuções das medidas sócio-educativas, que para obter sucesso em seus efeitos, depende da capacidade de envolvimento e comprometimento dos órgãos governamentais, das entidades não governamentais e da sociedade de um modo geral, a partir da integração de suas ações, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, no sentido de promover os direitos fundamentais do segmento juvenil.

ASSASEPE.
Diretoria de imprensa e comunicação.

Um comentário:

  1. O sócio educador,George Rodrigues tem uma visão totalmente realista,sou professora da rede pública do Recife e colega pessoal do Diretor de imprensa e comunicação desta Associação(ASSASEPE), tenho no educador e Professor George Rodrigues uma grande referência acadêmica sobre este assunto, pode observar quando o mesmo coordenou os trabalhos de relatório do Núcleo de Educação Social da Universidade federal rural de Pernambuco com grande maestria, sobre a supervisão do Doutor Prof. Mariano Salles de Azevedo, mestre da UFRPE e Coordenado geral do NES – UFRPE, quero expressar minha eterna consideração e amizade por George, aproveito para dizer em nome na Gerência de Educação na Gre-Norte que estamos com saudades da capacidade e do talento que é este homem... um grande abraço!

    Prof. Ana Carla Soares - SEEL(PCR)
    ESCOLA MUN. DO ALTO DO MARACANÃ - RPA 2.

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