segunda-feira, 30 de abril de 2012

COMENTÁRIO PESSOAL DE UM (ASE) - EDUCADOR George Rodrigues Machado Consorte.

Não dá para pensar em atendimento socioeducativo adequado e ainda colocar, para atender os adolescentes, pessoas desmotivadas, que não são valorizadas e até, de certa forma, consideram punição o tipo de trabalho que fazem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, dita que; “ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”, este ninguém referisse a um lado e ao outro, assim como os operadores do sistema socioeducativo (Agente socioeducativos- ASE) devem ser respeitado pelo estado nas garantias de seus direitos trabalhista e como cidadão, os adolescentes devem ser tratados como sujeitos de direitos e com respeito e humanidade, não podemos esquecer que a humanização começa pelos profissionais e que só teremos um processo de ressocialização eficaz quando o estado olha com mais atenção para esta população.
 
Aí não se deveria refletir que, se a sociedade quer “punir” a violação de direitos, quem seria punido pela ausência de garantia de direitos fundamentais a esses meninos e meninas? E aos operadores do sistema socioeducativo? Será que só há a eficiência quando o Estado tem que “punir”, e como fica então quando ele tem que garantir direitos? Por que a eficiência não é a mesma? Será que não está no momento de construir uma nova história, pautada no respeito à dignidade humana de modo geral, dentro do sistema socioeducativo?

Precisa-se de mais coragem para admitir os erros cometidos e de mais sabedoria para não voltar a cometê-los; não se pode continuar a legitimar as agressões que ocorrem, É hora de um novo desafio pelo direito à Vida.

George Rodrigues.
COMENTÁRIO PESSOAL DE UM ASE - EDUCADOR